segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Inglópratuguês - "está lêgali?"




Anderson dá, neste magnífico dialecto, a sua primeira entrevista (em "England") como jogador do Manchester United. Ao pé deste, o inglês do Cristiano Ronaldo e do Mourinho é o verdadeiro espanto.

Tenho a suave impressão que o jornalista não percebeu nada das respostas. Se bem que os ingleses (retraindo o seu natural snobismo) já se devem ter habituado a este aportuguesamento da sua língua.

A Dona Rosete (personagem de Maria Rueff), no seu blogue (que eu acompanho fielmente), coloca a questão - "[...] isto está lêgali?". Tomo como minha a sua pergunta.

Sem mais,
Luís Gonçalves Ferreira

P.S.: Quem for ver este vídeo ao Youtube depara-se com mais um duelo "Brasil-Portugal". No cômputo de todos estes duelos os portugueses assumem-se como eternos colonizadores (justificando a sua superioridade) e os brasileiros como eternos colonizados (para justificarem o seu estado económico). Não me recusando a sínteses, acho que os portugueses lidam mal com as potencialidades do Brasil (como "potência emergente") e os brasileiros com o facto de não integrarem o rol dos "países desenvolvidos". Poupo-vos às demais poliquices.

2 comentários:

  1. Isto é um atentado à língua inglesa!!!
    Bem, mas destaco, sem dúvida nenhuma, a coragem do Anderson de ter concedido esta entrevista sabendo que o inglês não é o seu forte, definitivamente...

    Só posso acrescentar que este jovem está a seguir as pisadas do the special one lol

    Desde já, felicito o Luizinho por ter postado esta grande entrevista. Ajudou me imenso a perceber um pouco mais da língua inglesa que me parece ser muito parecido com o português...só não entendo porquê que tantos portugueses têm dificuldades em aprender inglês. Fica aqui uma questão para ser debatida, quiça, num próximo post!
    eheheheh

    Beijinhos
    e biba ao Vitória! ah e ao Manchester!

    ResponderEliminar
  2. Becos qeria dizer Because?
    E beta? seria Better?
    aii q confusão fiquei toda mixada coitadito do rapaz.. qd souber falar o inglês e vir a entrevista q deu... kakakakaka :D

    ResponderEliminar

Vá comenta! Sem medo. Sem receio. Com pré-conceitos, sal e pimenta!