quinta-feira, 19 de março de 2009

Pai

"Sua [de Jesus] Mãe, desposada com José, antes de coabitarem, achou-se que tinha concebido, por virtude do Espírito Santo. José, seu marido, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos, e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e pôr-Lhe-ás o nome Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados»
Tudo isto sucedeu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor e anunciado pelo profeta:
«Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho; ele chama-Lo-ão Emmanuel, que quer dizer: «Deus connosco». Despertando José do sono, [...] recebeu sua mulher."
Mateus, 1:18-24

Hoje, 19 de Março, é o dia do Pai.
Como é sabido eu não sou muito a favor das calendarizações e muito menos agendarizações de sentimentos.

Mas, pai é pai (e com ele um sentimentalismo pessoal), por isso faz todo o sentido que este dia exista. A família é o templo da identidade, a cúpula dos valores. Eu tenho a felicidade de o ter hoje, e para sempre, comigo.

Paralelamente (ou na génese de), celebra-se o dia de São José. Pai adoptivo do menino Jesus, esposo da imaculada Maria.
É claramente símbolo do amor, da caridade, da compaixão, da aceitação, mas também da dúvida natural, da agonia sentimental e da entrega total. Situa-se entre o humano e o divino, o exemplo e a virtude. É o paradigma do "ser-se pai".

Com um beijo especial para o meu pai,
Luís Gonçalves Ferreira

3 comentários:

  1. Fiz uma homenagem simbolica ao meu pai mas gostei muito da personalização da tua e, sobretudo, das bonitas palavras a seguir ao excerto do Evangelho. Muito bem...

    ResponderEliminar
  2. Já sabes que, tal como tu, não sou muito dada a datas "especiais", contudo, este dia é particularmente especial para mim.

    Tal como digo, longe da vista, mas perto do coração.

    Sorte de quem tem por perto o seu pai para lhe desejar um feliz dia (e vontade de o fazer, também)!


    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. coitado foi do sr de 32 anos q n pode comemorar esse dia c o seu filho de 6 aninhos.. td pq uns estúpidos vieram bêbados do sardinha e fizeram a rotunda em contra mão :@@

    ResponderEliminar

Vá comenta! Sem medo. Sem receio. Com pré-conceitos, sal e pimenta!