domingo, 27 de dezembro de 2009

1 ano é 1 prémio, queridos seguidores

Como havia prometido venho re-festejar o aniversário do Suor de um Rosto convosco, caros seguidores e curiosos. Este blogue fez um ano no dia 23 de Dezembro de 2009 mas, por falta de tempo, não consegui dedicar a energia e dedicação que esperava.

Lembro-me, há um ano (e uns dias), de estar em casa a preparar o Natal (e as tretas giras que acompanham os presentes cá em casa) e ganhar coragem para criar um blogue. Todos sabemos que a vida é feita de paixões e curiosidade. A minha admiração pela blogosfera começou por duas vias: pelo 100 Nada a Perder, da Catarina (amiga de carne e osso), que fez ver que o blogue é uma forma gira de nos darmos a conhecer e sentir, mesmo aos amigos; e, pelo Câimbras Mentais, da AnAndrade, que foi minha professora no Secundário. Marcou-me muito como professora, por me ter  "mostrado" que levianamente se falam de coisas sérias. O blogue dela é ela, em corpo e alma, e isso fez-me ver que o a virtualidade não esconde nem oculta nada, basta querer que isso não aconteça. Portanto, são estes os dois parentes mais próximos aqui do meu Suor.
Ao contexto da admiração por estes blogues juntou-se um vazio causado pelo choque da entrada na Universidade. Esta forma de expressão pública acabou por se tornar uma excelente via de afirmação de uma parte do meu Eu que não queria esquecer nem perder, mas que os contextos da altura tentavam sufocar.

Lembro-me que tive imensos problemas em encontrar o nome certo para este espaço. Tudo se colapsou num nome não muito genial, mas simbólico. Suor de um Rosto veio como uma metáfora que representa a exteriorização física - a escrita representada pelo suor - de pensamentos e ideias próprias, únicas e singulares, que pertencem a um eu com imagem e nome - daí o rosto que personifica a identidade. Tudo isto foi devidamente explicado logo no primeiro post deste espaço.

Foi um ano espantoso, companheiros. Com quase 13 000 visitas considero-me realizado. Falei com gente inteligente e interessante e com outros fúteis e parvos. É com pessoas e os seus pontos de vista que se cresce e aprende. Mais informação significa mais conhecimento. Esta lógica sempre me agradou. Com um ano eu sou mais rico por intercepção deste mundo. O blogue foi parte importante de mim durante este ano, mas nunca perdi a realidade. Sei que isso pode ser difícil, mas é necessário. O corpo e a expressão ainda são primaciais.

Este ano de Suor de um Rosto valeu a pena por mim, mas essencialmente pelos meus seguidores, particularmente aqueles que comentam assiduamente este antro das letras e dos devaneios do Luís. Daí que não haja melhor data que o este aniversário para vos apresentar e dedicar o Prémio Suor de um Rosto 2009. É uma dedicatória singular de agradecimento a todos, sem excepção.
Aqui fica o prémio para vós. Sintam-se premiados e acarinhados por este ser que mais não fez do que retribuir o que recebeu!

 Contudo, gostaria de particularizar alguns blogues (e autores) que me marcaram em particular.

(Suspense)  
O prémio Suor de um Rosto 2009 vai para:

- Sair das Palavras (este prémio é feito nos moldes do deste blogue, por isso um Obrigado especial pela nobre influência);
- Tenho em mim todos os sonhos do Mundo
- A Luz da Lua Nova
- Himerus & Eros
- Amanhã penso nisso...
- Sentidos - Traços de uma vida
- Sonhos
- No Princípio Era o Verbo...

Obrigado por tudo. É um presente de Natal que chega tarde, mas espero que fiquem felizes. As pessoas mimam-se, não se compram nem vendem em pacotes de sentimentos. Apesar de virtuais, é um gosto ter-vos comigo, aqui, no meu blogue.

Beijos e Abraços,
Luís Gonçalves Ferreira

7 comentários:

  1. Sinto-me mesmo importante oublá! Meu fiel seguidor e amigo :))

    Beijinho, e obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Um muito obrigada Luís, a sério, muito obrigada. E é com imenso prazer que quero continuar aqui a seguir e sentir este blogue que desde a primeira linha me fascinou. E fico à espera de muitos, bons e exemplares anos do Suor.
    Um beijinho Luís.

    ResponderEliminar
  3. «As pessoas mimam-se, não se compram nem vendem em pacotes de sentimentos».

    Há presentes que nos renascem, que nos fazem sentir importantes quando as vezes andamos à tona sem saber bem qual o nosso papel no meio de tudo.
    Obrigada do fundo do coração pela prenda, é um prazer ler as palavras de Suor De Um Rosto. Bem como dar carinho às mesmas.
    São estas coisas às quais chamo a verdadeira mágia. É o sentir sem resposta, sem explicação!

    Ps: Eu ando a le-lo como já sabes :) "Procura-te", quando terminar contarte-ei como foi (: .

    Um beijinho da Francisca*

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!
    São muito merecidos, porque apesar das dificuldades encontradas no caminho, conseguiste passar por cima delas.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Luís, querido amigo, obrigada pelo giro e carinhoso prémio e obrigada também por valorizares as minhas palavras. Quero que saibas que me tocou no coração :)
    Tu sabes o que penso do teu blog, vou repetir mas tu sabes, é [só] um dos que eu mais tenho prazer em ler :)
    És uma beleza de pessoa.

    Te deixo um beijo, e apesar de atrasados, parabéns para o Suor De Um Rosto! **

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado Luís. É muito gratificante receber este prémio, vou guardá-lo com todo o carinho no meu blog.
    No que depender de mim, vou ser sempre uma fiel seguidora deste suor.

    Beijinho Luís

    ResponderEliminar

Vá comenta! Sem medo. Sem receio. Com pré-conceitos, sal e pimenta!