terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Aos 20 anos


20 anos. Surgiram naturalmente, como todos os que se lhe vão somar a seguir. Não custou a chegar aqui, porque sou feliz. Tenho amor, realização pessoal e académica e uma família estruturada. Sou um ser humano racional, mas extremamente sensível e instável. Com a idade aprendia a relativizar as coisas, dando razão a algumas vozes proféticas com as quais me fui cruzando.

Hoje não sou o mesmo Luís de há dez anos, pois as urgências e os contextos, feitos de sonhos, são obviamente diferentes. Sou um devoto de balanços. Sempre os fiz nos meus aniversários, principalmente desde o tempo em que juízo e a maturidade decidiram positivá-los e deixar-me, assim, voar no tempo pela força das palavras.

Somam-se-me vida e pessoas. São elas o mais importante de tudo. Assim, continuo a fazer-me delas nos dias particularmente especiais. Agradeço-lhes os anos carregados de felicidade e realização, feitos de mim, mas, sobretudo, dos outros. Sou todos os que me preza, amam ou simplesmente respeitam. Quero esquecer as tristezas e as desilusões. Quero fazer-me de vós, mais um ano. Quero-o aos 21, aos 31, aos 41, aos 51, e até onde o acaso da sobrevinda existência conseguir chegar. Tenho-vos, companheiros, como coisa certa na minha vida. Amo gente, faço-me de gente, porque sou gente, apesar de cada vez acreditar menos na inata bondade do ser humano.

As relações sociais e os sentimentos dos outros moldam-nos e limam-nos as arestas, tantas vezes carregadas de farpas. Hoje deixo-me encher do mundo que me rodeia, e homenageio-vos, amigos. Amigos fartos de familiaridade, consanguinidade, amor, respeito e companhia. Amigos de hoje e de ontem. Amigos que me seguem e me cultivam a alma de paz e carinho.

Aos 20 anos estou feliz. Não me lamento de me ter cruzado com algumas pessoas menos boas. Conheço-me melhor depois dos testes reais, objectivos, em frente às adversidades. Pena é que o corpo não maquina e não responde sempre da mesma forma aos acontecimentos análogos. Por isso, procuro sempre a novidade para ser maior. Nunca quis só idade, mas também maturidade e conhecimento. Não vivo (nem quero viver) numa bolha de sabão, onde a amargura não está. Não é masoquismo isto de que falo. É tão-só a racionalidade de perceber que não controlo tudo, muito menos as outras pessoas e os seus comportamentos.

Quero-te família. Quero-te amigo. Quero-te sonho. Quero-te vida, acima de tudo. Enquanto sorrir, andar e for fiel a mim próprio, garanto-me em corpo e alma. Parabéns a vocês, porque fizeram de mim um ser capaz de amar a soma de anos que hoje comemoro. Parabéns a mim, ao corpo, que conta tempo. Ao coração não chegam minutos nem as cronologias frias e matemáticas dos homens. Ao corpo chega tudo, porque é a barra de colisão imediata, é matéria. Parabéns ao interior e ao corpo, porque não festejam um sem o outro, tal e qual eu não vivo sem pessoas.

Vamos ser felizes juntos mais um ano e a seguir outro, até à eternidade.

Luís Gonçalves Ferreira

13 comentários:

  1. Vais ser feliz, sempre! Feliz aniversário meu querido Luís. Adorei este balanço do teu texto! Desejo-te tudo de bom, todos os objectivos cumpridos, toda a felicidade q mereces, paz, carinho e pessoas boas em teu coração.

    Um beijo, Diana*

    ResponderEliminar
  2. Ó meu caro amigo de infância...
    PARABÉNS!!
    Não tenho o teu número de telemóvel por isso que só posso falar por aqui.
    Mais não digo porque é a treta do costumes e não vale a pena repetir...lol
    Beijinho e que sejas feliz, sempre...

    ResponderEliminar
  3. Eu quero viver até a eternidade junto de ti.
    Porque me és especial, porque me és querido,...

    Gosto de ti e hoje quero que sintas mais uma vez toda a especialidade do ser que és e representas para mim.

    =)

    Parabéns meu querido primo.

    Lu

    ResponderEliminar
  4. Ola querido

    Fiquei maravilhada com este teu balanço da tua existencia , pois é muito bom em determinadas datas ou alturas importantes da nossa vida , Desejo que continues com essa alegria que transpareces cá para fora , que consigas alcançar todos os teus objectivos tanto a nivel profissional como emocional . Espero que continues a sonhar bem alto mas claro sem te distanciares muito da realidade . Espero que os teus amigos , familia , conhecidos ... possam continuar a fazer parte da tua vida e do teu mundo .

    Muitos Parabéns pois 20 aninhos já cá cantam :P

    Beijinhos **************

    ResponderEliminar
  5. Obrigado meus companheiros, minha gentxi. :D

    Daqui a nada o blogue faz um ano. É um bebé ao pé de mim.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Luís :D, achei fantástico quando li "Hoje não sou o mesmo Luís de há dez anos, pois as urgências e os contextos, feitos de sonhos, são obviamente diferentes. Sou um devoto de balanços." acho, sinseramente, que sabes dizer a realidade tal como ela é, sem rodeios. acho fantástico como escreves e a forma como te observas e tiras partido do que és e daquilo que te cerca. sinseramente, espero que o teu dia hoje tenha sido quase tão bom ou melhor até daquilo que esperavas e que te realizes e sejas feliz ao longo de um, dois, três, ..., anos.
    quanto ao eu escrever bem, agradeço o elogio, é sempre bom saber que apreciam a minha escrita por muito restrita ou pessoal que seja, mas como disseste criei um blogue e este é feito de facto para o lerem e apreciarem. (admito que também sou adepta ferverosa da escrita surpreendente de fernando pessoa, e particularmente pelos heterónimos alberto caeiro e ricardo reis, mas sobretudo de ricardo reis, acho incrivel a forma de como ele via a vida, tão diferente da que eu vejo, mas ao mesmo tempo a razão pertence-lhe, ele está correcto na sua escrita e as suas filosofias, quando adptadas fazem sentido. apesar do tal esquizofrenismo típico da escrita de fernando pessoa ortónimo e heteronimo. mas cá para nós, é quase impossível regermo-nos por tais ensinamentos estóicos e estoicistas. quero elogiar também, o facto de escreveres, fenomenalmente sobre politica e pelo que li (e espero continuar a ler) os teus pontos de vista, bem claros e objectivos. oficialmente, tornei-me fã do teu blogue!

    mais uma vez, parabéns :D beijinhooo

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Luis,parabéns às palavras que soltas, parabens à pessoa que mesmo só por palavras sei que és, e parabéns por teres a coragem que me falta a mim, parar e pensar no que foi mais um ano, no que és, no que deverias ser e no que falhas.
    Um dia terei essa coragem, quem me dera que ela viesse no signo, possuiria-a tal como tu (; oh companheiro sagitário :P


    Bem, sem me alongar mais desejo-te tudo de melhor, que o teu coração te sorria sempre com muita força!
    Com um beijinho, e desculpas do atraso desejo-te um bom resto de aniversário, e uns 20 anos recheados de realização e amor.

    Rafaela*

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns Luís. O Luís que "conheci" (não sei que palavra usar) com 19 anos tem o melhor temperamento que alguma vez vi no sexo masculino. Espero que, até ao fim da tua vida, continues a crescer cada vez melhor como pessoa e que nunca percas a racionalidade e ponderação que tanto "invejo".

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Parabéns atrasados, Luís! +.+
    Gosto muito dessa foto!

    ResponderEliminar
  10. luís, desafio no meu blogue :D, beijinho

    ResponderEliminar
  11. 20 anos? Muitos Parabéns (embora atrasados)! Eles só andam para a frente, nunca para não envelhecermos! valha-me deus X) aos 75 ainda vais ser como a senhora ali de cima ;)

    ResponderEliminar

Vá comenta! Sem medo. Sem receio. Com pré-conceitos, sal e pimenta!